A fome é uma resposta natural para indicar que o corpo precisa de mais nutrientes. Enquanto algumas pessoas conseguem passar horas sem essa sensação, outras costumam sentir com mais frequência, mesmo pouco tempo após se alimentar e existem razões para isso; confira a seguir e entenda quais hábitos podem ser mudados para manter a saciedade por mais tempo:
+ Ortorexia: quando a alimentação saudável pode ser prejudicial
+ Hábito de roer as unhas pode trazer consequências à saúde; saiba como parar
1. Falta de proteínas
As proteínas são grandes aliadas do sistema imunológicos e trazem uma série de benefícios para a saúde. Manter o consumo regular e na quantidade correta também ajuda a dar saciedade. Se você não tem o hábito de incluir uma fonte desse nutriente em todas as refeições do dia, esse pode ser um motivo de sua fome excessiva.
Muitos alimentos diferentes são ricos em proteínas, como produtos de origem animal (carnes, aves, peixes e ovos), laticínios (leite e iogurte) e alguns alimentos vegetais, como legumes, nozes, sementes e grãos.
2. Falta de fibra
Fibra também é essencial em qualquer cardápio. Entre seus benefícios está o controle da fome, por diminuir a taxa de esvaziamento do estômago e fazer uma digestão mais lenta, porém saudável.
Aposte em fontes de fibra solúvel, como aveia, linhaça, batata doce e laranja. Mantenha uma alimentação rica em alimentos integrais e vegetais.
3. Excesso de carboidratos refinados
O hábito de consumir carboidratos refinados (farinha branca, refrigerantes, doces, entre outros que são feitos de açúcares processados) em excesso também pode ser uma razão para a sensação de fome recorrente. Isso acontece porque esses alimentos não têm fibra suficiente.
Para reduzir a ingestão de refinados, tente os substituir por alimentos integrais e ricos em nutrientes, como vegetais, frutas, legumes e grãos.
4. Água insuficiente
Consumir no mínimo dois litros de água por dia é fundamental para o bom funcionamento do organismo. O líquido natural também tem o potencial de reduzir o apetite quando consumido antes das refeições.
A sensação de sede pode ser confundida com a fome, por isso, tente beber um ou dois copos de água para descobrir o que seu corpo realmente precisa. Também vale apostar em alimentos ricos em água, como frutas e vegetais, que além de contribuírem para a saciedade, irão hidratar o corpo.
5. Dormir pouco
Noites bem dormidas também são essenciais para a saúde e ainda podem regular a fome. O sono é necessário para o funcionamento adequado do cérebro e do sistema imunológico, por isso, entre os benefícios de dormir o suficiente (pelo menos 8h por noite) está o controle do apetite.
A insônia pode elevar os níveis de grelina, o hormônio estimulador do apetite, te fazendo sentir mais fome quando está acordado. Além disso, dormir bem ainda ajuda a garantir níveis adequados de leptina, que promove a sensação de saciedade.
6. Comer enquanto está distraído
Não prestar atenção em suas refeições também é um erro que está associado a fome excessiva, aumento da ingestão de calorias e ganho de peso, apontam estudos. Opte em desligar as telas e tirar o celular de perto enquanto estiver comendo, foque no seu alimento. Não tenha pressa e mastigue com calma, pois isso também pode ajudar abrir o apetite.